domingo, 17 de maio de 2015

Relatório de Atividades 1 : Telefone de Latinha : semana 17/05 - 24/05

     Na primeira reunião do grupo para construir um telefone de latinha, fizemos pesquisas e desenvolvemos dois protótipos, ambos com copos plásticos e fio de 10m, mas a diferença é que um foi feito com linha de costura e o outro com barbante.

     
 Os materiais utilizados foram:
- 2 copos plásticos grandes e 1 copo plástico pequeno;
- 10m de linha de costura; 
- 10m de barbante; 
- Tesoura;
- Agulha; 
- Lantejoula.

                                                         
1) Telefone de Latinha com fio de costura:
     Fizemos um furo no meio de um copo plástico pequeno e no meio de um copo plástico grande, e passamos o fio de costura por eles. No copo grande, colocamos uma lantejoula para ajudar a segurar o fio e demos um nó (depois de ter passado o fio pelo furo do copo e da lantejoula). No copo pequeno, somente demos um nó no fio (depois de ter passado o fio pelo furo do copo). Após isso, fomos testar algumas frases e palavras, mas o som não se propaga direito, e sai abafado e sem clareza, além do fio ter arrebentado e soltado do copo. Protótipo sem sucesso.

                                                                                                 
2) Telefone de Latinha com barbante: 
          Fizemos um furo no meio de dois copos plásticos grandes, e passamos o barbante por eles. Com o barbante passado, demos um nó nas pontas deste e em um copo passamos uma lantejoula no fio antes de amarrá-lo para testarmos se precisaria desta. Após isso, testamos algumas palavras e frases, e o som sai limpo e é possível escutar bem. Protótipo com sucesso.


      Por enquanto, foram estes protótipos realizados e testados, sendo um sem sucesso e o outro com sucesso. Durante a semana, desenvolveremos outros telefones com outros tipos de material! 

5º experimento: Telefone de Latinha



      Estudando Acústica, podemos experimentar os conceitos aprendidos em sala de aula com um simples objeto, muitas vezes usado nas brincadeiras de criança, um telefone de latinha. O objetivo é, através um telefone construído de latinhas ou copos e um fio de, no mínimo, dez metros, escutar um número de palavras faladas por um integrante do grupo em uma das extremidades do telefone e outro integrante anotá-las corretamente (da maneira que foi falada). Na apresentação do protótipo, participaremos de uma competição e o grupo que tiver mais palavras corretas ganhará pontos. Através desta competição, de relatórios postados semanalmente no blog e de um relatório feito em sala, seremos avaliados.